Evolução da tecnologia head-up, conceito True3D projeta as informações em todo o vidro do carro como parte natural da paisagem
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, um motorista demora cerca de 2 segundos para fazer a leitura de um instrumento no painel e voltar a focar sua atenção na direção. Se deslocando a 100 km/h, isso corresponde a cerca de 90 metros sem a atenção do condutor.
GPS, painel de instrumento, computadores de bordo, todos estes equipamentos se preocupam com a segurança do motorista, mas ironicamente acabam desviando o olhar e a atenção.
Como solução, a indústria automobilística passou a implementar em alguns modelos de luxo um sistema utilizado nos caças desde o início dos anos 80, o HUD ou Head-up display (visor para cabeça erguida em uma tradução livre) que projeta na parte inferior do para-brisa as principais informações do veículo, reduzindo o tempo de reação do motorista para 0,5 segundos.
Mas uma empresa da Califórnia foi além, de acordo com a Gizmag, o True3D é uma tecnologia que coloca os dados do GPS em todo o vidro do carro como parte da paisagem.
O sistema de navegação teria imagem 3D, criando uma exata noção de profundidade e distância, sem a necessidade de óculos especiais. Todo o caminho seria indicado por animações projetadas no vidro e em posições reais. E ele pode incluir até placas de trânsito virtuais para avisar as condições da via com mais clareza.
Um protótipo funcional do True3D existe apenas como prova de conceito, mas seus criadores, da norte-americana Making Virtual Solid, estão trabalhando atualmente em uma forma de levá-lo ao mercado. Recentemente o conceito venceu o EUR20,000 Galileo Master 2011, competição europeia de navegação por satélite, realizada em Munique, na Alemanha.
Assista ao vídeo real de teste do protótipo:
Fonte Gizmodo